Atividades

A robótica educativa é uma atividade lúdica e desafiadora que une a teoria e a prática. Este tipo de atividade favorece a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas:

roboticav2

A Academia pretende, através da abordagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics),  desenvolver competências de robótica em crianças e jovens.

As nossas atividades têm como principais objetivos:

  • Proporcionar desafios periódicos que estimulem a prática de conceitos de programação e eletrónica;

  • Demonstrar na prática conceitos científicos;

  • Desenvolver raciocínios lógico/abstratos e competências informáticas;

  • Desenvolver a coordenação motora, através da montagem dos kits de robótica;

  • Estimular o espírito de equipa e o trabalho de grupo;

  • Preparar equipas para participar em competições de robótica (Festival Nacional de Robótica, Robocup Competition);

 A Academia de Robótica funciona, na área do grande Porto,  de outubro a julho, e abrange  jovens dos 8 aos 17 anos. Está  organizada em 3 níveis e em workshops, onde as crianças e jovens poderão explorar e aprofundar alguns conhecimentos de robótica.

  • Nível I
  • Nível II
  • Nível III
  • Workshops

Através de um conjunto de componentes eletrónicos, poderão trabalhar como se fossem cientistas, engenheiros e matemáticos.  Serão disponibilizados desafios, ferramentas e tarefas para que possam contactar com os conceitos básicos dessas áreas, a partir de uma abordagem hands-on.

Desenvolverão os primeiros conceitos de eletrónica e programação, através da montagem de circuitos eletrónicos e da programação de microcontroladores, assim como,  da exploração de sensores utilizados  em robótica.

Funcionará semanalmente, ao longo do ano letivo, num espaço físico da própria escola.

Tendo por base desafios semanais,  pretendemos que os jovens efetuem a montagem dos circuitos eletrónicos (sensores, atuadores e microcontroladores) e o desenvolvimento dos seus próprios programas.

Poderão explorar  as potencialidades dos sensores utilizados em robótica, bem como adequar a construção do robô em função dos desafios.

Funcionará semanalmente, ao longo do ano letivo, num espaço físico da própria escola.

Partindo de alguns dos desafios da robótica, subjacentes em competições nacionais e internacionais (Futebol Júnior, Robô Bombeiro, Busca e Salvamento, e Dança Róbótica), pretende-se que os jovens desenvolvam competências na área da interpretação de circuitos eletrónicos, montagem e soldadura de componentes e programação de microcontroladores.

Funcionará semanalmente, ao longo do ano letivo, num espaço físico da própria escola.

Destinam-se a todas as faixas etárias e poderão decorrer durante a semana ou ao fim de semana, em espaços adequados para o efeito.

São atividades planeadas com o objetivo de permitir aos jovens o contacto com os conceitos de robótica.

As atividades que irão decorrer nestes workshops têm uma duração máxima de duas horas e todo material será fornecido pela academia.

Inscrição/Informações